Seguidores

terça-feira, 13 de março de 2012

Parte II


Imaginemos que você tem, em sua mão uma dessas pencas de chaves...todas parecem iguais quando olhadas pela extremidade pela qual as seguramos...mas, cada uma tem reentrâncias e saliências diferentes em sua outra extremidade, e servirá apenas à uma porta. Olhamos o verso das 36 cartas Lenormand e todas são absolutamente iguais, mas ao virá-las vamos ver que cada uma é única. E a combinação da primeira com a segunda, com a terceira, e por aí vai, escolhidas "ao acaso", vai nos levar, cada vez, por um caminho muito particular, a um local especial, que no entanto só pode ser compreendido quando tivermos a total consciência de cada local pelos quais passamos...Ou seja, depois de conhecer o que cada chave que utilizamos, nos mostrou.  Aí conheceremos o mais importante: não apenas aonde chegamos, mas como caminhamos. Não apenas a chegada, mas o caminho. E essa é toda a diferença entre os que decoram o significado das cartas, e os que vivem a experiência de cada uma delas.

Cada vez que abrimos um jogo, uma história se desenrola diante de nós. Com maiores ou menores detalhes, dependendo do número de cartas que utilizamos - apenas uma, ou as trinta e seis...Um jogo jamais será igual a outro. Por que? Porque as portas, que cada chave abre, pertencem  à construções, diferentes. E cada pessoa para qual faremos a leitura, é "essa construção diferente". Mas as chaves mudam? Não!!! Mudam as circunstâncias.
Ao utilizar uma chave o que vemos? Uma carta. Vemos a figura de uma carta, ou um arcano. Ao utilizarmos duas, veremos a dois arcanos e mais alguma coisa! É aí que está um dos segredos. Essa alguma coisa a mais, é a "conversa" ou interação de uma carta com a outra, que nos presenteia com uma outra imagem. Uma nova imagem, porque essa interação (dialética e não fixa), essa conversa, se dá num cenário específico - Esse cenário é a pergunta do jogo, seja ela simples ou complexa.

Como podemos imaginar, uma conversa entre duas pessoas, sobre os caminhos do amor, será diferente, de uma conversa, entre essas mesmas duas pessoas, sobre os rumos de seus assuntos profissionais. E será, também, diferente da conversa entre 3, 4 ou 5 pessoas sobre qualquer desses temas.

 Então temos: uma carta + outra carta ( se o jogo incluir apenas 1 carta, imaginemos que a conversa se dê no interior dessa mesma carta, entre seus possíveis significados) + o assunto + a conversa (dialética) entre elas + Um QUINTO ELEMENTO =Resposta





Mas há um quinto elemento??? Eu diria que no mínimo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário