Seguidores

sábado, 21 de abril de 2012

Carta 08 - O Caixão - parteII

                                                                    

Continuando nosso estudo da carta 08 do Lenormand...

Significados:
- Perda
- Algo chega ao fim
- Término de algo ou alguma situação que perdeu sua força vital, sua razão de existir ou seu propósito em nossas vidas. Normalmente essas situações já sinalizavam sua desvitalização.
- Transformação profunda, que se dá após uma perda que está além de qualquer possibilidade de reversão. Quando ela se dá, cria-se um vazio... Como já dissemos, a vida não gosta de vazios. Ela (a vida), e a carta dos finais, nos estimulam a recomeçar em moldes totalmente diferentes. Nada do que se perdeu poderá ser revivido, mas o espaço criado pela perda, deve ser preenchido com algo novo. É um convite a que, uma vez processada toda a dor, nos reinventemos. 
- Sinal para "deixarmos ir".
- Doença que vai "minando" as energias e resistências, com possibilidade de que a pessoa fique restrita ao leito por longo tempo.
- Possibilidade de morte física
- Morte simbólica que ocorre nos ritos iniciáticos.
- Tristeza profunda.



 "Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido,
    Na busca do tao (caminho), todos os dias algo é deixado para trás."

                                        Tao Te Ching (道德經), Cap. 48

 Polaridade: Carta negativa, mas que tem um potencial positivo, como acontece com várias cartas, sempre dependendo da sua posição no jogo, da pergunta que foi feita e das cartas próximas.
Imaginemos que a carta 08 (o caixão) venha logo após uma carta negativa e seja seguida de cartas positivas: Teríamos uma indicação que algo ruim, negativo, chega ao fim proporcionando a chegada de coisas boas e positivas.

Exemplo: cobra + nuvem + caixão + sol + cavaleiro

Numa leitura livre diríamos que traições, maledicências e falsidade, que geraram uma situação de confusão, indecisão, chegam ao fim. O sol volta a brilhar, as coisas se tornam claras e a pessoa está livre para usar sua energia e agir de forma firme e direcionada.

Esse arcano, assustador e riquíssimo, voltará a ser estudado em várias ocasiões. Não é possível esgotar a interpretação de qualquer carta do baralho cigano, com uma ou duas postagens :)

Que, Santa Sara, nossos guias e protetores, nos inspirem para que, diante do "vazio", possamos criar beleza e felicidade em nossas vidas, recriando-nos!
                                                                                

4 comentários:

  1. Essa é realmente uma carta que me chama muito atenção e dificilmente a interpreto de forma negativa. Acho inclusive uma carta muito neutra pelo fator de transformação que impõe na maioria da vezes. A interpreto como morte apenas com a presença de outras cartas específicas que confirmem a perda. Ela por sí só não me inspira perda , e claro a transformação pode ser positiva ou negativa , por isso a sinto como uma carta neutra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nigro!
      Faz muito sentido o que você escreveu! Tradicionalmente é negativa, mas pode ser positiva, tudo dependendo de como ela está em relação ao jogo... Como ocorre com todas as cartas :) Como o jogo é dinâmico, e conta uma história, tudo depende dessa relação arcano/cartas próximas/posição no jogo/assunto explorado... Então o caixão, que representa transformação de algo (como você tão bem colocou), poderia ser, sim, vista como neutra, no sentido de que poderíamos esperar uma transformação "negativa" ou "positiva"... De qualquer forma, o caixão nos diz que algo está em processo de perda de vitalidade e irá deixar de existir nos moldes antigos. Um lugar fica vago e vai ser ocupado por algo, fruto da transformação do que restou, ou pela aceitação de algo novo (positivo ou não), pela "substituição" por mecanismos compensatórios que podem ser positivos ou não, e até permanecer vago/vazio por algum tempo. O processo de perda de vitalidade e desintegração de algo/alguém/situação, é em si negativo em relação à situação que "termina", embora possa ser muito positivo para o consulente. Por ex: O término de uma relação abusiva e destrutiva, é negativo quanto à situação, mas com grande potencial benéfico em relação aos envolvidos. A maneira como eles vão lidar com esse término (ainda que desejável), transformando-se diante dessa perda, pode ser benéfica ou não. De qualquer modo, para a situação em si (sem qualquer julgamento moral sobre o seu valor), é uma carta que fala de perda, deterioração, desaparecimento. Essa é a razão porque, tradicionalmente, é dita negativa, embora possa caminhar pelos caminhos de uma transformação ou transmutação altamente positiva.
      Não sei se consegui explicar :)
      Mas, Nigro, para efeitos de jogo eu também não gosto de tratá-la como negativa e concordo que uma aproximação mais neutra é indicada ;)
      Concordo também que temos que avaliar, cuidadosamente, as cartas que acompanham a carta 8 para relacioná-la à morte física.
      Obrigada pela participação e não deixe de colocar suas opiniões, inclusive sobre esse assunto se for o caso. :)
      Um grande abraço!
      Optachá

      Excluir
  2. Ok, perfeita a postura de vcs, parabéns pela belíssima e delicada explicação por essa carta tão assustadora, e como ainda busco aprender, é maravilhoso encontrar explicações assim tão detalhadas, então ficarei muito grata se puderem me ajudar,por favor...por exemplo,fiz uma tiragens de quatro quartas sobre uma pessoa a meu respeito, sobre a minha intuição e poucas coisas que sei,parece está passando por uma situação difícil, familiar e conjugal, então pela pergunta que fiz e o relacionamento das cartas, gostaria de entender se no sentindo em que fiz a tiragem, isso me favorece ou não, pois sempre mando mensagens confortantes e carinhosas pra ele! A tiragem foi, pensamento, sentimento,intenção, e atitude...as cartas são, caixão, coração, cigano e sol...na mesma sequência das perguntas e...tudo em relação a mim, estou intrigada com o caixão no pensamento, pq penso q ele pode está magoado com algo q eu possa ter dito, ou que as coisas q digo podem está a fazer ele ver as coisas de outra forma sobre a vida dele, no caso a se decidir por mim, emfim...ficarei muito grata mesmo se com a linda experiência de vcs, vcs puderem me ajudar! Luz de Santa Sara pra vcs! E desde ja,mais uma vez obrigada! E desculpe os detalhes!

    ResponderExcluir
  3. gostaria que alguem explicasse os lirios + caixao + passararos tem leitura negativa ????

    ResponderExcluir