Seguidores

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cartas tema...Um novo conceito.

Dentro do que vimos, até agora, encontramos cartas ditas: Positivas, Negativas e Neutras...

Positivas: Cavaleiro, Navio, Árvore
Negativa: Paus e Pedras (Trevo)
Neutra: Casa

Antes de prosseguirmos, quero introduzir o conceito de carta Tema ;)
Num jogo poderemos fazer perguntas específicas sobre temas como: saúde, trabalho, família, amor, dinheiro e etc... Uma das formas, de obter respostas, será separar uma carta que represente o tema da questão, reforçando, assim, o assunto que queremos explorar. Depois de embaralharmos, tendo a atenção voltada para questão, tiramos algumas cartas...(o número delas pode ser variável, como veremos mais tarde). Essas cartas formarão "uma frase" que falará sobre o tema.

Por que falar, agora sobre cartas temáticas?
Porque já entramos em contato com três delas ;)
A carta 03, a carta 04, e a carta 05!

As cartas do navio (03) e da árvore (05), além de temáticas, são positivas.
A carta da casa (04) é neutra e temática.

Como já dito, essas cartas representam assuntos/temas sobre os quais queremos orientação, esclarecimento... então a partir de agora, ao falarmos dos arcanos, diremos sua polaridade, e se ele se presta como carta tema. 
Do ponto de vista desse novo conceito, vamos analisar as cartas já estudadas.

- Carta 03 - Navio - Mudanças (transformações importantes, mudanças de casa, de trabalho, amor...) Saúde, viagens.

- Carta 04 - Casa - A casa enquanto construção, lar, família, local de trabalho, escola, igreja, templo, casa espiritual.

- Carta 05 - Árvore - Nossa energia como um todo (física, mental e espiritual). Nossa força vital.

Observações: Colocaremos aqui, no Blog, as cartas tema como aprendi e como as uso. Saibam que isso pode variar... O importante é partir de um método, e perceber se ele lhe serve. À medida que vamos caminhando, manterei as explicações dentro de uma tradição. Se houver outra forma (que eu conheça rsrs), de nos aproximarmos de algum arcano, ou conceito, isso será dito, mas não explorado, para que haja  uma coerência nos ensinamentos.  Reforço aqui a importância de não misturarmos métodos. No entanto, avisando a vocês que pode haver um outro olhar sobre o assunto, deixo lugar para suas próprias pesquisas, e escolhas, quando já tiverem bastante experiência... A ponto de perceber que para você, e o Lenormand, determinada carta se apresenta com algum significado diferente, particular. Na verdade já fizemos isso com a carta 02 que, como dissemos,  para nós é negativa e representa obstáculos, enquanto para outras escolas, representa sorte!  ;)

PS: Percebo que faltou relacionar todas as cartas com os Orixás... Então vamos lá:

01 - cavaleiro - Exú, pombo gira (mensageiro)
03- navio - Yemanjá (mar, maternidade)
05- árvore - Orixá Tempo - Irôko ( O tempo é representado, no Candomblé, como uma árvore muito antiga o que é coerente com o significado do arcano 05, que para crescer e dar frutos precisa de tempo!)

Até mais tarde!

Que o nosso caminhar seja sempre abençoado por nossos guias e protetores!


Optchá, ciganos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário