Seguidores

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Carta 12 - Os pássaros - O gorjeio

Quem não se apaixona pela visão de um casal de passarinhos voando, ou aconchegando-se em um galho de árvore, ou descansando em algum fio elétrico? Quem não ficou encantado com uma revoada de pássaros, ou com a visão de uma árvore carregadinha deles?
Ouvir o trinado de um passarinho ser respondido, por outro, e saber que finalmente se encontraram, dá uma alegria, não é?
A carta 12 do baralho cigano, o Lenormand, é mesmo encantadora! Para começar, temos dois pássaros, ou até mais... portanto eles não estão sós!!! Essas avezinhas não são apenas parte da paisagem, como em algumas representações da carta 05, a árvore, elas são o próprio assunto de que trata a carta 12. Pela primeira vez, nessa viagem pelo Lenormand, surge a ideia de par ou de grupo, mostrando que esse arcano não pode se manifestar totalmente fora da relação entre seres. Uma andorinha só não faz verão... rsrsrs
O que isso nos ensina?
Em primeiro lugar, acho que nos ensina que há coisas que simplesmente não existem fora da vida de relação... Que há coisas que precisam ser compartilhadas e que só assim fazem sentido... A comunicação entre seres tornou-se imprescindível para a manutenção das espécies, e para aprimoramento da vida de um grupo. O canto dos pássaros, o "canto" das baleias, o miado característico de uma gata no cio, a sofisticação da vida "tribal" dos suricatos... A linguagem entre os homens.
É disso que nos fala o arcano 12 do Lenormand! Fala da comunicação.

Ao usar a figura de passarinhos, essa carta nos nos diz que essa comunicação, de que fala, é leve como o primeiro estágio da aproximação entre seres, não tratando, por tanto, do encontro sexual, nem da conversa filosófica, nem das relações de amor ou amizade... bem mais complicadas do que o gorjeio dos pássaros... Mas todas essas outras formas de interação entre os seres humanos, inicia-se assim: Como um chamamento, a formação de um par ou de todo um grupo.







Ao ver a carta 12, somos levados a pensar em muitas coisas: no canto de um pássaro como primeiro passo na disputa pelos favores da fêmea, e nos muitos avisos, que correm o céu dizendo para os membros de um grupo: estou aqui, ou "hora de seguirmos para um lugar mais quente"..."hora de cantar porque a primavera chegou!"

Continuando a pensar... Não é verdade que o sonho de voar, para nós humanos, é muito antigo? Sonho que fala da liberdade ou fuga para a liberdade.
Dédalo e Ícaro saíram de Creta voando com asas feitas de penas de gaivota, coladas ao corpo com cera de abelha. Experiente, Dédalo recomendou que seu filho não se aproximasse muito do sol, já que seu calor derreteria a cera, e nem sobrevoasse o mar pois as penas molhadas pesariam muito e poderiam se soltar. Ícaro, no entanto, queria a liberdade e a experiência de voar próximo ao astro, e não ouviu seu pai, na empolgação do voo. Ícaro morre ao desafiar o "bom senso", mas dédalo chegou à terra firme... O sonho de voar não morreu e hoje voamos de  um lugar a outro dessa terra... e até para fora dela, nas viagens espaciais...

                                      

Os sonhos de todos se comunicam, em algum nível, e assim nos tornamos capazes de entender o sonho alheio, perceber a alegria alheia, e dividir com o próximo a nossa alegria.
Por outro lado, as relações pessoais, o próprio grupo com suas expectativas, além do nosso próprio entusiasmo, pode em algum momento prejudicar a qualidade da comunicação...

Agora... indo de um polo a outro...
Quem nunca se sentiu incomodado com o piar, insistente de algum pássaro que, após algum tempo, não sai da nossa cabeça? Ou com a um bando grande de pássaros cantando ao mesmo tempo numa verdadeira algaravia, que nos deixa até zonzos?



Foto do Mail online
Quem tem medo do pio da coruja?
Ou quem, como eu, ao ver uma coruja, pensa logo na sabedoria de alguém que é capaz de ter uma visão privilegiada sobre as coisas?

Pois é! De tudo isso, também, nos fala a carta 12!

Descrição: Como pudemos observar, há uma grande variação no desenho das lâminas, mas geralmente temos um par de passarinhos, voando ou pousados e até construindo ninho! Em alguns decks temos mais de duas aves voando ou não, enquanto em outros podemos ver, especificamente, um par de corujas. Há um deck, o Melissa Lenormand, em que um pássaro voa e leva em suas costas uma figura humana.


Continua no próximo post...
Como dá para perceber, teremos muito que falar dos significados desse arcano! ;)

bjs e até logo!

Optchá, ciganinhas e ciganos, queridos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário