Seguidores

domingo, 24 de junho de 2012

Amanhã: Dia do nosso amado Lenormand!


 Criação dos banners por Chris Wolf [eyeofperegrine.blogspot.com], licenciados para divulgação do "Dia do Baralho Lenormand".

Amigos,
Se estamos aqui é porque de alguma forma fomos "fisgados" por esse incrível veículo de comunicação, o baralho Lenormand! 
Eu sei que fui!, e agradeço sempre à vida, em todas as suas dimensões, ter um dia sido apresentada às Cartas Lenormand. Quando eu digo que agradeço à vida, quero me referir a tudo que vive, e se conecta, prá lá do tempo e espaço: da Centelha Criadora, aos meus irmãos que dividem comigo esse momento, nessa Terra... E tudo que pulsa e vive entre nós e em nós... E, é claro, à criadora dessas cartas, que se tornaram minhas amigas verdadeiras, confiáveis e amorosas, Mlle. Lenormand!




Em um post anterior comparei as cartas do Lenormand à uma penca de chaves, já que cada arcano nos abre uma porta para uma realidade que vai muito além de daquilo que percebemos como nossa realidade imediata.


Para mim, o Lenormand será sempre uma penca de 36 chaves para realidades vivas e, portanto, cheias de movimento, que é dado pela ordem das cartas/chaves, que escolhemos... Sem saber que estamos escolhendo. 
Ao olhar o verso do baralho, todas são iguais... mas a ordem com que escolhemos cada uma (com a sabedoria que nos transcende, mas também passa por nós), vai mostrar uma cena que se desenrola diante de nossos olhos.
Ao escolhermos uma chave, abrimos uma porta para um espaço onde existem outras 35 portas... Ao escolhermos outra chave, seremos abençoados com uma situação viva, pulsante, que se desenrola por trás da porta que essa segunda chave abre, e que é diferente  daquilo que reside por trás de cada uma das outras 34 portas. Queremos saber mais? Escolhemos outra chave, abrimos a porta e olhamos... No fim teremos uma história que se apresenta diante de nós. Sempre diferente, sempre incrivelmente verdadeira, sempre única. E percebemos então que mesmo que a sequência de cartas se repita (o que ocorre muitas vezes) a paisagem que teremos será tão diferente quanto são as pessoas, suas dúvidas e circunstâncias.  Essa é a magia do lenormand, e de outros meios divinatórios. Não temos apenas um número, matematicamente calculado, de possibilidades de combinação entre as 36 cartas. Temos muito mais, já que essas combinações irão se referir a um número incalculavelmente grande de diferentes circunstâncias (assunto, número de cartas viradas, posição no jogo, cartas próximas) sem falar do que existe de mais importante: A individualidade das pessoas envolvidas, a troca de energia durante o jogo, a intuição de quem faz a leitura.
Tudo isso pode explicar a minha paixão pelo Lenormand... Mas não totalmente, já que outros decks funcionam de forma semelhante, como o Tarot nas suas várias versões, e o baralho comum de jogar, também muito usado para fins divinatórios.
Minha paixão pelo Lenormand, veio por motivos que não têm relação com o raciona,l e nem com a arte da cartomancia.
Como ocorre frequentemente com nossas querências, amamos mas sabemos que, se fizermos uma lista dos "porquês" de amarmos, sempre irá faltar algo... Amar não é da dimensão do razoável mas sim do acontecimento. Estar amando algo, é um fato, e como fato, impõe-se acima de explicações razoáveis. Um fato não depende de explicações para existir. Um fato é, e ponto. ;)

Mas sendo humanos queremos razões...não é? Nem que seja para depois dispensá-las! rsss
Então, aqui vão algumas, das minhas:

- As ilustrações dos Arcanos falam à minha sensibilidade de uma forma surpreendente.
- Uma das riquezas das cartas Lenormand, ao menos para mim, reside no fato de elas são capazes de fazer referência a um número absurdo de experiências humanas.
- Elas, combinadas, falam da justa medida, do excesso, ou da falta daquilo que representam.
- Falam tanto de pessoas, quanto de situações, de forma prática e objetiva ao mesmo tempo que se prestam a dar conselhos e avisos.
- Elas tem um comportamento no "tempo-espaço", tanto relativo quanto em termos absolutos. Por exemplo a carta 1 (o mensageiro) movimenta-se, dirige-se, começa algo. Seguido da carta 2 (trevo) tem seu movimento desacelerado o que produz um atraso em seus propósitos, já que encontrou um arcano que em termos absolutos não tem movimento (movimento = 0). Já se o cavaleiro encontra-se a foice, ou quem sabe os pássaros, poderia ter seu movimento interrompido ou acelerado... a coisa seria diferente ;)

E por aí vamos... Mas, na verdade, a única característica que é só dele, e não de outros decks, é sua capacidade de falar comigo :)
Coisas do coração e da alma. Coisas do amor ;)



Amanhã será comemorado o dia do Baralho Lenormand. Dia 25 de Junho foi escolhido por ser a data da morte de Mll. lenormand, sua criadora.
Convido a todos que visitem a página, para trocarmos ideias e experiências!

http://www.facebook.com/pages/Dia-do-Baralho-Lenormand-Journ%C3%A9e-Lenormand-25-de-Junho/320555224658746?sk=wall&filter=12e




Já que estamos na lua crescente, que tal "dar de comer" ao seu baralho???

"Dar de comer" é cercar seu baralho que energias que alimentam seu poder de comunicação e que simbolizam seu carinho por esse instrumento.

Falaremos disso no próximo post :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário